Pesquisas em andamento


2022 a 2026 – Eventos extremos na bacia do Alto Paraguai e suas implicações para o pantanal

Com a execução deste projeto espera-se contribuir para o conhecimento acerca da climatologia da área de estudo, bem como identificar possíveis mudanças em decorrência das variações climáticas na área de contribuição da BAP e, consequentemente, do Pantanal Transfronteiriço.


2021 a 2025 – Influência de fatores socioeconômicos e ambientais sobre as emissões totais de gases de efeito estufa na América do Sul

As mudanças climáticas apresentam impacto significativo no ambiente e os gases de efeito estufa (GEE) são os principais impulsionadores. Estas mudanças são especialmente danosas para populações expostas e/ou vulneráveis, como na América do Sul. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar indicadores ambientais e socioeconômicos relevantes, o seu efeito nas emissões dos gases de efeito estufa (GEE) na América do Sul (1970-2018) e no Brasil (1990-2020). A análise utilizará dados de 12 países da América do Sul e um estado de cada macrorregião econômica do Brasil (São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco). Além disso, no Brasil, serão analisados estados que pertencem à Amazônia legal e Cerrado. Estes dois biomas serão analisados devido seu potencial de emissões de GEE. Na Amazônia ocorrem incêndios florestais de grande escala. Já no Cerrado, profundas mudanças no uso e cobertura da terra ocorrem em função de atividades agropecuárias. Os estados da Amazônia legal serão Roraima (RR), Amazonas (AM), Acre (AC), Rondônia (RO), Mato Grosso (MT), Tocantins (TO), Maranhão (MA), Pará (PA) e Amapá (AP). Já os estados do Cerrado serão Minas Gerais (MG), Bahia (BA), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS) e Piauí (PI), além do Distrito Federal (DF). Ao todo, foram escolhidas 16 variáveis explicativas para as emissões de GEE na América do Sul e 21 para o Brasil. Essas variáveis serão utilizadas para estimar vários modelos, que contenham variáveis ambientais e socioeconômicos, com objetivo de verificar a robustez da estimativa dos coeficientes e para reduzir o grau de multicolinearidade. Estas estimativas são importantes para predizer e verificar o efeito de descritores ambientais e socioeconômicos e suas relações com os GEE. O resultado esperado é um modelo que relacionará aspectos ambientais e socioeconômicos importantes no entendimento das emissões de GEE. Além de ser uma importante ferramenta no desenvolvimento de políticas públicas de mitigação de emissões de GEE.


2021 a 2025 – Avaliação da capacidade de provisão de serviços ecossistêmicos em decorrência ao comportamento do fogo e ocorrências de incêndios florestais em unidades de conservação federais

Entre os principais impactos causados ao meio ambiente, destacam-se os relacionados ao regime de fogo. No Brasil extensas áreas são queimadas anualmente, os danos em decorrência as queimas, não só acarretam impactos ao meio ambiente, mas são responsáveis por prejuízos econômicos e sociais. As Unidades de Conservação Federais têm por objetivo proteger áreas de relevância ambiental, buscando preservar a biodiversidade. Todavia essas unidades ainda padecem com as ocorrências de incêndios florestais que tem sua origem natural ou antrópica. Os serviços ecossistêmicos que são aqueles prestados pela natureza, podem ter sua capacidade de provisão comprometida devido a ocorrências de incêndios florestais. Tendo em vista a relação de provisão de serviços ecossistêmicos e incêndios florestais, o objetivo da pesquisa visa entender o comportamento do fogo e condições climáticas das Unidades de Conservação Parna Chapada da Diamantina, Parna Grande Sertão Veredas e Flona Jamanxim, que foram selecionadas devido a diversidade biológica e ecossistêmica, tipos de fitofisionomias, uso e ocupação do solo e extensão territorial, tendo em vista que essas características influenciam no regime do fogo. A finalidade de escolha das áreas baseia-se na análise dos principais impactos causados a provisão de serviços ecossistêmicos e proposta de uma metodologia de valoração ambiental desses serviços, tendo em vista a possibilidade de mitigação dos impactos, após conhecer as respostas da natureza, na provisão de serviços, em virtude do perfil do fogo. Entendendo o comportamento do fogo e os impactos ambientais, sociais e econômicos, pode-se contribuir com o manejo das Unidades de Conservação, fomentando os órgãos gestores de métodos e dados científicos. A metodologia será desenvolvida buscando entender as condições climáticas locais e o comportamento do fogo, por meio de análise de áreas queimadas, focos de calor, tendências climáticas e de queima, por fim, tendo em vista o conhecimento do comportamento do fogo e do clima, avaliar os principais impactos aos serviços ecossistêmicos por meio da proposta de TEEB (2010), adaptando uma metodologia de valoração ao método Costanza (1997).


2023 a 2024 – Estudo dos impactos dos eventos extremos climáticos no manejo do eucalipto e prospecção de novas áreas de plantio

Propõe-se neste estudo o uso de dois bancos de dados provenientes da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A NASA Earth Exchange Global Daily Downscaled Projections (NEX-GDDP-CMIP6) desenvolveram uma redução de escala horizontal conduzidos a partir de mais de 25 modelos climáticos globais (exemplo: CNRM- CM5, CCSM4 e MRI-CGCM3) e o INPE usou a técnica de downscaling dinâmico usando versões regional dos modelos HadGEM2-ES e MIROC5. É preciso destacar que dados observados para a época atual (1980-2020) também serão utilizados para a caracterização de áreas preferenciais dos extremos.


2020 a 2024 – Mudanças do fluxo de umidade da América do Sul associadas às variações de TSM das bacias oceânicas Atlântico e Pacífico

Devido às variações ocorridas no ciclo hidrológico nos últimos anos, tornou-se fundamental entender os fatores que podem influenciar este ciclo, como os processos que ocorrem nos oceanos, o transporte de umidade atmosférica, e como as mudanças climáticas podem afetá-los. Os avanços tecnológicos estão sendo amplamente utilizados para estudos relacionados às mudanças desses fluxos de umidade em pequena e grande escala, sendo possível examinar com mais detalhes sua interação com eventos extremos. Em projetos desse tipo, deve-se analisar o modelo mais adequado de acordo com diversos fatores como o objetivo, tecnologia suportada e dados disponíveis. Além disso, deve-se analisar a região de estudo, se há o forte cisalhamento do vento muito presente na América do Sul, por exemplo, que também influenciará na escolha do modelo adotado. Neste caso, uma boa alternativa é a utilização dos modelos WRF-WVT traçadores de vapor d’água incorporados em modelos climáticos globais e regionais) e o lagrangiano FLEXPART. Devido à importância dos oceanos Atlântico e Pacífico como fontes de umidade para a América do Sul, objetiva-se nesta pesquisa utilizar os modelos WRF-WVT e FLEXPART para analisar as variações temporal e espacial do fluxo de umidade associadas às variações de TSM das bacias oceânicas Atlântico e Pacífico para todo o subcontinente, a partir dos dados de reanálise ERA5 e do Coupled Model Intercomparison Project Phase 6 (CMIP6).


2020 a 2024 – Caracterização espacial da ocorrência de fogo
nas Américas e suas relações com fatores ambientais e antrópicos

A ocorrência de fogo apresenta potenciais efeitos no ambiente e é resultado da interação de diversos fatores, dentre as quais, destacam-se o clima, a vegetação e a influência antrópica. Estes contribuem significativamente na sua incidência, aumentando ou reduzindo seu padrão por unidade de tempo. Neste contexto, registros de carvão é uma ferramenta que se destaca, uma vez que permitem realizar inferências sobre os efeitos da evolução climática, assim como das atividades humanas na queima de biomassa global. Realizar a caracterização de regiões homogêneas de fogo para estudar seus potenciais efeitos é o interesse de muitos estudos paleoclimáticos, e métodos de análise multivariada e inteligência computacional podem ser utilizados para auxiliar neste fim. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é de identificar e quantificar os padrões de ocorrência de fogo e as suas causas (naturais e antrópicas) nas Américas desde o último máximo glacial. Para isso, serão utilizados dados de registros de carvão que serão analisados pelos métodos de componentes principais, agrupamento e mapa de Kohonen. Estes registros serão correlacionados com dados de pólen, espeleotemas, dados climáticos e registros históricos, com a intenção de ter melhor entendimento das mudanças climáticas ocorridas ao longo dos últimos 20.000 anos que permitiram a ocorrência de fogo. Esperamos neste estudo, contribuir para compreensão das mudanças ambientais ocorridas desde o último máximo glacial nas Américas por meio da análise de registros de ocorrência do fogo, uma vez que este é um importante fator para mudanças no ecossistema.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados