Pós-graduação

ENG 610 – Sistema Solo-Planta-Atmosfera 6(6-0) I e II

O sistema solo-planta-atmosfera. Radiação solar e terrestre. Temperatura do ar e do solo. Psicrometria. Evaporação e evapotranspiração. Estabilidade atmosférica e precipitação. Dinâmica da água no sistema solo-planta. Interação água-planta. Balanço hídrico do solo. Circulação geral da atmosfera e dos oceanos. Sistemas meteorológicos que afetam o tempo na América do Sul.


ENG 620 – Climatologia Física 4(4-0) I

O sistema climático. Balanço de energia global. Transferência radiativa atmosférica e clima. Balanço de energia da superfície. Circulação geral da atmosfera e clima. Circulação geral dos oceanos e clima. Sensibilidade climática e mecanismos de retroalimentação. Modelos climáticos globais. Paleoclimatologia. Mudanças climáticas antropogênicas.


ENG 722 – Dinâmica das Mudanças Climáticas 4(4-0) II

O sistema climático. Causas das mudanças climáticas. Forçante externa. Forçante interna. Estudos empíricos do clima. Modelagem climática. Cenários do painel inter-governamental para as mudanças climáticas. Mudanças climáticas passadas. Mudanças climáticas contemporâneas. Modos de variabilidade climática.


ENG 792 – Análise e Visualização de Dados com Software R – RStudio 3(3-0) I e II

R básico. Estatística básica. Análise multivariada. R como SIG. Análises de séries temporais aplicadas à vegetação, ecologia, clima e hidrologia. Introdução ao aprendizado de máquinas (Machine learning).


ENG 792 – Paleoclimatologia 3(3-0) I e II

As bases da Paleoecologia. Parâmetros orbitais e mudanças climáticas. Movimento dos continentes e mudanças climáticas. Eras da Terra. Evidências de tempo e climas passados. Métodos e técnicas de reconstruções paleoclimáticas. O Quaternário. Palinologia. O Holoceno. Paleovegetação e paleoclimas do Quaternário do Brasil.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados